Coletânea ROCK GAÚCHO 2019

Capa: Casa de Cultura Mario Quintana, montagem sobre foto de Andressa Moreira/Especial Palácio Piratini ©2014
Como já é tradicional, na virada de cada ano, O REVERENDO ROCK GAÚCHO coloca no ar a sua coletânea, que contempla artistas que lançaram músicas no decorrer do ano anterior. Tudo começou de forma despretensiosa lá em 2016, quando o canal nem era canal. A vontade de traçar um panorama do cenário musical daquele ano, fez com que criássemos uma playlist bem improvisada (capa, vídeo, seleção musical), com 20 músicas, que publicada no YouTube alcançou certa notoriedade. Dessa ideia surgiram outras e em 2017 o canal virou canal, e com a seleção de 40 músicas lançadas durante o todo o ano lançamos em duas partes a Coletânea Rock Gaúcho 2017. Nesse ano, inclusive, tivemos a ajuda do Daniel Tessler que comprou a discussão em um post em nossa página do Facebook, recrutando um time de peso para dar indicações e sugestões! Baita massa!!! Em 2018, voamos alto e a terceira edição da coletânea teve homenagens ao Mutuca, Miranda e Flávio Basso, e uma seleção organizada com quase o dobro do ano passado (70 músicas!). Pela primeira vez investimos num vídeo com pequenas animações (adeus amadorismo, eheh) e para nossa surpresa tivemos uma repercussão gigante! Desde sempre tivemos a preferência em lançar nossas coletâneas no YouTube, pela liberdade que o site nos oferecia, ao mesmo tempo em que respeitava a obra dos artistas, destinando as receitas com os anúncios diretamente para o detentor dos direitos autorais.

Chegou 2019 e o YouTube resolveu fazer algumas mudanças em sua plataforma. Ou seja, nos sacaneou! Ainda não entendemos muito bem com funciona a nova sistemática, mas acontece que todo conteúdo de áudio é licenciado para o YouTube através de empresas que gerem os direitos autorais das faixas e artistas, como a OneRPM, CDBabyTratore, etc. E dependendo da forma como esse conteúdo é licenciado tudo pode acontecer. O artista pode permitir que sua obra seja reutilizada, sem fins comerciais, gerando lucro com as propagandas que aparecem nos vídeos, ou simplesmente bloqueando a reutilização em determinados locais (países/regiões) ou mesmo bloqueando a sua obra para reutilização no mundo inteiro. Nossas coletâneas começaram a ser afetadas por este bloqueio. De repente, sem mais nem menos, uma faixa no meio de quarenta músicas era bloqueada e isso fazia com que o vídeo fosse bloqueado por inteiro. Tentamos entrar em contato com os artistas assim que percebíamos que o conteúdo era bloqueado. Todos os artistas no qual entramos em contato, permitiram o uso e liberaram a reutilização do conteúdo (nos provando que o YouTube começou a tomar essas ações de forma arbitrária e as editoras musicais agiam como queriam). Porém, logo que conseguíamos o desbloqueio, uma nova faixa bloqueava o vídeo e assim sucessivamente. Acontece que isso nos causou tanto transtorno em vão que optamos por não mais perder tempo tentando a liberação. No decorrer deste ano estaremos relançando as coletâneas em forma de playlist e podcast. Como tivemos que fazer com a coletânea deste ano!

SIM! Neste ano você não vai mais ouvir a coletânea como estava acostumado, com um vídeo só no Youtube. Como alternativa, disponibilizaremos ela em forma de PLAYLIST, onde cada música é um vídeo separado. Mas não se preocupe, praticamente a forma de ouvir não muda, basta dar play na playlist e ela vai rodar até o fim. E para a galera que curte ouvir no smartphone e fica full pistola pois não dá pra ouvir com a tela bloqueada, sem pagar o YouTube Premium, liberamos a coletânea também em forma de PODCAST, no Mixcloud. Tá bom ou quer mais?! Eheheh. Para ouví-las basta clicar nos links! Agradecemos a compreensão de todos! É pelo bem do nosso canal e do nosso Rock!

A coletânea deste ano apresenta 40 músicas lançadas no decorrer do ano de 2019. Muita coisa foi lançada no finzinho do ano mesmo! Incluindo o single "Transversal" do Jimi Joe! Ela abre com Egisto Dal Santo prestando uma (justa) homenagem aos 4 Magníficos, aqui representada por "Mogadon", clássico de Flávio Chaminé, ainda dos tempos de Bric Brothers. "Minha sorte vai brilhar", que é a primeira música inédita lançada pelos Acústicos & Valvulados em 5 anos. "A dança de tudo" é mais uma pérola de outro trabalho conceitual de Wander Wildner. Beto Bruno chega em duas versões distintas, a primeira com Carlinhos Carneiro atacando no hit chicletão da Bife Simples & O Carabala e logo depois com o single de seu álbum Depois do Fim, "Por isso meu samba é diferente", estreando sua carreira solo juntamente com Lucas Hanke, com a crítica "Sombras da Capital", Alexandre Kumpinski, com "Cartilagem", Rod Krieger, com a psicodélica "Todos Gostamos de Você" e Biba Meira com a viciante "Suave Coisa Nenhuma".

Picanha de Chernobill, a banda mais paulista da lista, convida todo mundo a sair de casa com a enérgica "Hey Você!". Tem os controversos Humberto Gessinger e Armandinho com "Bem a fim" e "Amor vem cá", respectivamente. Controversos, pois nossos seguidores não curtem muito essa história de mainstream, (convenhamos, nem a gente, mas as músicas são muito boas pra ficar de fora) eheh. A Tequila Baby nos mostra todas as suas referências musicais e literárias "Num lugar onde não existe escuridão". A pegada sobe fica mais pesada com Infúria, nossos amigos da Black Bell Tone e uma das menores bandas do mundo, o Carrossel Diabólico homenageando aos gritos o construtor "Malcom Young". Mostrando as várias misturas que compõe o nosso rock aqui do sul, Império da Lã confronta a lei em mais um hit instantâneo: "Dançando no Giroflex". Impressionante a facilidade do Sr. Carneiro para colocar em música todas as suas maluquices! Cuscobayo e o chegueden característico, misturando crítica social e política em "Roda da Fortuna", mostrando cada vez mais o posicionamento da banda (Tâmo junto!). "Peixe Voador" do Taguá Taguá, fez até parte do jogo FIFA 2020 (quem disse que nossa música não é pop?!).

Tem nostalgia também com Os Eles, voltando aos estúdios após 30 anos, com "Hater", Vera Loca apresentando "Esquina", música nova após a pausa da banda. Nenung e "O poder de sonhar" que nos remete a todo aquele clima zen dos Darma Lóvers e nos transporta diretamente para Três Coroas! "Todo mundo saca" faz Miranda reviver com o Atahualpa y us Panquis e sua formação original e reforçada no vocal novamente por ele, Carlinhos Carneiro. Nessa ele até divide a tijolada no teu ouvido com a Replicante, Julia Barth! Sandro Ceren, nos faz chorar ao prestar sua homenagem ao saudoso planeja Júpiter e suas maças psicodélicas. Falando em chorar, Tristinha" do excêntrico Irmão Victor, só te deixa triste mesmo é quando a canção acaba! Que música!! Umas 3 ou 9 vezes ficamos torcendo para o Alemão Ronaldo lançar inéditas e ele atendeu nos levando diretamente para o topo das highlangs, com a linda "Eu me sinto em casa". Completando a sessão nostalgia, a Cartolas vem com uma versão revisitada de "Andorinhas" lançada no seu DVD ao vivo no Agulha, coisa fina, recomendamos ele inteirinho!

Em clima de despedida, a Blackbirds, mostra toda a qualidade da banda em "Sorriso Amarelo", single de seu DVD ao vivo comemorando os 21 anos da banda, mal sabíamos que logo depois eles dariam um tempo, poxa! Despedida, também é a de Márnei Rocha, que deixa os vocais da Tarcísio Meira's Band, depois da homenagem inusitada ao melhor pastel de Porto Alegre. Bibiana Petekmostrando toda sua qualidade já vista e reconhecida, nos presenteia com "Hotel Graciosa", do seu recém lançado Músicas para Segunda-Feira, vol.1 e "Prometheus", apresenta a nova fase (mais leve) da banda Lítera. Fabiano Nasi te propõe uma viagem musical com o single "Na Parede"Do interior do Estado, Os Tickets nos deixa preso em seu "Labirinto", enquanto a General Bonimores, apresenta a mágica "Hipernova", dessa vez eles nos pegaram de jeito! Los Marias, com "Monotonia", cujo tema musical é parecido com o da Jogo Sujo, sugerindo que talvez seja a hora de a gente ser feliz agora, não? 

A Hard Blues Trio é uma das bandas de Blues Rock que mais vem se destacando no cenário gaúcho e nacional, e "Vento e Chuvarada" é daquelas que a gente não cansa de ouvir. "Festim Pagão", tem todas as características tracionais dos elementos que compõem as referências do Bando Celta. Neste ano a banda liderada por Renato Velho, apresentou pela primeira vez suas gravações em estúdio! O negócio é tiar os móveis da sala e sair arrastando o pé, ahahah! E novamente uma banda que não é gaúcha, mas que a gente considera pakas está no meio dessa bagunça. A Escambau, que ultimamente se dedicou a criticar veemente o nosso momento político, não mede palavras para propor as suas "Revoluções diárias (Segue a tua alegria)". E é esse o espírito que a gente espera de uma banda de rock: criticar o sistema!

Como toda "lista de fim de ano", sempre tem aquela crítica positiva e negativa e a gente aceita, e topa numa boa, discutir as escolhas, afinal opinião todo mundo tem e tem o direito de expor, cabe a todos respeitar e discutir de forma respeitosa também. Obviamente haviam muitas outras canções na lista, mas limitamos o número para 40, buscando uma padronização. Isso não significa que iremos sempre manter esse número, no ano que vem tudo pode mudar, ahah. Mas, se realmente tu acha que cometemos algum crime e esquecemos de alguma banda indispensável, comenta aqui! :) Segue a lista de músicas e ao final da postagem, os links para ti ouvir. Viva o Rock Gaúcho! Ah e se tu chegou até aqui por algum motivo e acha que mais alguém vai curtir, compartilhe!

TRACKLIST
Egisto dal Santo - Mogadon
Acústicos & Valvulados - Minha sorte vai brilhar
Wander Wildner - A dança de tudo
Bife Simples & O Carabala - Beto Bruno
Beto Bruno - Por isso meu samba é diferente
Picanha de Chernobill - Hey você!
Lucas Hanke - Sombras da Capital
Humberto Gessinger - Bem a fim
Armandinho - Amor vem cá
Escambau - Revoluções diárias (Segue a tua alegria)
Tequila Baby - Num lugar onde não existe escuridão
Infuria - Catarse
Black Bell Tone - Gravitacional
Carrossel Diabólico - Malcom Young
Os Eles - Hater
Império da Lã - Dançando no Giroflex
Cuscobayo - Roda da fortuna
Kumpinski - Cartilagem
Tagua Tagua - Peixe voador
Nenung - O poder de sonhar
Biba Meira - Suave coisa nenhuma
Fabiano Nasi - Na parede
Alemão Ronaldo - Eu me sinto em casa (Highlands)
Sandro Ceren - Maçãs em Júpiter
Rod Krieger - Todos gostamos de você
Irmão Victor - Tristinha
Atahualpa y us Panquis - Todo mundo saca
Cartolas - As andorinhas
Blackbirds - Sorriso amarelo
Bibiana Petek - Hotel Graciosa
Os Tickets - Labirinto
Lítera - Prometheus
Los Marias - Monotonia
Jogo Sujo - Que tal a gente ser feliz agora?
Vera Loca - Esquina
General Bonimores - Hipernova
Hard Blues Trio - Vento e chuvarada
Tarcísio Meira's Band - Flango Chinês
Bando Celta - Festim Pagão

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.