Daqui pra sempre: Blackbirds celebra 21 anos de carreira com DVD ao vivo

Criar uma banda de rock é coisa simples! Basta juntar três ou quatro amigos com com gostos musicais afins, cada um deles empunhar um instrumento e sair por aí tocando. A fórmula é básica, praticamente todas as bandas de sucesso nasceram assim. Mas e pra que essa banda alcance notoriedade? A resposta também parece ser simples... afinidade, amizade, qualidade, receptividade das músicas, fãs, shows e por aí vai... 

Esse é o caso da Blackbirds, banda que surgiu na pequena, mas efervescente Veranópolis, na Serra Gaúcha, em meados de 1997. A Banda que no início tocava covers dos artistas que os influenciaram, aos poucos também apostava nas canções autorais. Foi em 2000 que participaram da coletânea Demo Atlântida Caxias do Sul com três músicas próprias: "Aliás, Sr. Sol e Pelos Canos". A boa receptividade, elevou o entusiasmo e no ano seguinte já era lançado o primeiro trabalho, homônimo.

Em 2003, garantem o terceiro lugar no Festival Berçário Atlântida e a partir de 2004, com a saída de dois membros originas  e a entrada de Julio Sasquatt na bateria, fixam residência em Porto Alegre, onde lançam o novo trabalho. Rock Rural, segundo álbum da Banda, é recheado de clássicos. É impossível pular qualquer faixa desse álbum, ele funciona exatamente do jeito que foi feito, faixa por faixa. Um dos melhores discos já feitos nesse Estado!

Desde então, a Banda empilhou shows pelo Estado, conquistou cada vez mais fãs fiés e devido a sua qualidade musical se mantêm ativa, madura e totalmente ROCK 'N ROLL!!

O ápice dessa relação Banda + Fãs aconteceu neste domingo, 8 de abril de 2018, na maravilhosa Wine Garden Miolo, no coração do Vale dos Vinhedos. Após quatro álbuns lançados, o "DVD Blackbirds 21 Anos - Daqui pra sempre", veio para reunir todos os grandes clássicos em lugar fantástico, com uma banda totalmente sintonizada misturada a um público e a amigos que se identificam totalmente. A entrada? Um material escolar, que será doado a crianças carentes de Bento Gonçalves. Gostei! Gostamos! Bela atitude!

Já passavam das 16:30 horas, quando Jus Blackbird (vocal), Diogo Farina (guitarra), Cassiano Farina (baixo), Rafael Teclas (teclados), Márcio Possamai (bateria) e contando com o reforço de Maurício Barbieri (guitarrista das Bandas veranenses Louder e Guerrilla), convocaram seus fãs pra começar a jornada. A chamada foi com "Nova Guia", letra e música que remetem à nostalgia, as peculiaridades da terra natal, Veranópolis: "Minha casa, minha rua pequena, minha cidade tranquila... aquele banco lá no fundo da praça, os velhos lugares que eu ia". A canção que é um hino da Banda, foi o elo de ligação para o publico tomar a frente do palco e a viagem começar.

Maurício, Cassiano, Teclas, Jus, Possamai e Diogo em meio à gravação do DVD no Wine Garden Miolo | Foto: Rafael Willms
No set list do show, amigos mais do que especiais abrilhantaram as gravações: Diego Dias, da Vera Loca, (aproveitando a passagem pela cidade, antes de um show que realizaria no mesmo dia) foi o primeiro convidado. Surpresa da grande maioria dos presentes, por não estar anunciado, acompanhou na gaita, a canção "Praça dos Sabores". Rafael Malenotti, dos Acústicos e Valvulados, deu o tom à música "Sexo, rock e tal". João Pedro (vocalista da Banda veranense Guerilla), acompanhou os conterrâneos em "Círculo de morte e vida". Carlinhos Carneiro e Rodrigo Pilla, da Bidê ou Balde, tocaram em "Toda vez que dizemos adeus" canção do quarto, e mais recente, álbum da Banda e Júlia Barth, dos Replicantes, colocou toda a sua atitude punk em um dos clássicos do terceiro (e nunca oficialmente lançado) álbum: "Por um triz".

Incluindo uma versão acústica e simpática de "Sr. Sol", a Banda desfilou, com muita energia, por toda a sua carreira, interpretando músicas clássicas de todos os seus quatro álbuns e ainda apresentou mais três canções inéditas. Um fantástico pôr do sol já havia ocorrido e a noite já tomava conta quando, como num grito desesperado de protesto (pela situação atual e vergonhosa da política nacional), todos os convidados voltaram ao palco para o apoteótico cover de "Surfista Calhorda", dos Replicantes! O público correspondeu, em perfeita sintonia.

Para a Blackbirds um sonho realizado, para os fãs um presente inesquecível, para todos uma história que segue linda e com um futuro cada vez mais brilhante. Daqui pra sempre...

A Banda e convidados interpretando um dos maiores clássicos do Rock Gaúcho: Surfista Calhorda | Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.